segunda-feira, 12 de março de 2018

Se meus joelhos não doessem mais...

Hoje voltando do trabalho ouvi essa música e me lembrei de uma conversa que tive há alguns dias atrás com um amigo sobre essa música. 

Me fez voltar pra casa pensando hoje, em como as pessoas têm diferentes opiniões e perspectivas não apenas por ignorância/cabeça "aberta" demais ou "por criação que teve", como muitas vezes costumamos justificar nosso próprio comportamento, ou o de alguma pessoa próxima. 

Muitas vezes, as opiniões que temos sobre determinadas coisas existem da mesma forma que as lembranças que temos: elas não aparecem ao acaso, mas sim por coisas que já passamos.

Exemplifico: Quando tocou a música e eu estava no meio da conversa, fiquei super feliz. Há alguns anos atrás, fui num show do Rappa e foi um dos melhores shows desse gênero que fui até hoje. Super animado, sempre gostei do Rappa, o ambiente te contagia mesmo que você não seja fã.

Já meu amigo fica triste, pois tem problema em um dos joelhos, e ao ouvir a música, se lembra das cirurgias que fez e da dor que passou.

Olha que coisa: É a mesma música, as duas pessoas estão no mesmo ambiente, e uma fica completamente feliz e nostálgica enquanto a outra "sofre" e tem lembranças ruins. É interessante ver como uma simples música pode alterar o seu estado de espírito, e como o nosso cérebro é guiado muitas vezes por lembranças do passado, e não pelo presente. 

Ao observar esse tipo de situação, sempre penso com um pouco mais de análise e um pouco menos de julgamento em relação a tudo na vida, e vejo como agimos inconscientemente de acordo com as variações do ambiente por impressões e lembranças que nós mesmos criamos. Às lembranças boas, acredito que devemos e podemos cultivar, lembrar sempre que possível.

Às ruins, acredito que devemos ter algum tipo de aprendizado, mas sem deixar isso "martelar" na sua mente ou te fazer criar uma paranóia. Senão vira obsessão, doença. Tipo aquele perdão que você nunca deu pra amiga/namorado que te traiu, e a vida seguiu pra ele/ela, e pra você fica aquela lembrança, aquele remorso, aquela coisa ruim... que com o passar do tempo te adoece, te entristece... 

Às músicas boas, playlist. 
Às músicas ruins, saudade. Mas apaga da lista, por favor =)