Hoje vou falar de algo que adoro... sou uma quase viciada (principalmente na correria durante a semana rs!), e aposto que muitas que vão ler também são... falarei de cafeína, que é encontrada, entre alguns outros lugares, naquele querido café que tomamos durante o dia, no trabalho, ou para dar aquela acordada na hora de estudar! :-)
Um café quentinho nesse frio... hummm! :-)
A cafeína é uma substância incolor e sem cheiro (até eu ler a respeito, eu jurava que era da cor do café... enfim, rs!..), que é extremamente solúvel em água quente e é encontrada em algumas plantas (as mais comuns são erva-mate - a do chá mate mesmo! -, café, cacau, guaraná e cola - do refrigerante!).
Por excitar rapidamente o sistema nervoso, a cafeína costuma ser ingerida, muitas vezes, em excesso. Além de nos acordar, também ajuda a acelerar o metabolismo e ajuda no emagrecimento... ou seja, tem gente que toma sem necessidade mais do que deveria e acaba tendo alguns efeitos colaterais, como os que seguem abaixo.
Café faz bem, mas em excesso pode causar...
1-) Aceleração dos batimentos cardíacos - Vamos pensar com lógica; se excita nosso sistema nervoso, há a tendência de acelerar os batimentos cardíacos. Por isso, se você tem o ritmo cardíaco irregular ou já teve algum diagnóstico de qualquer problema do tipo, tome cuidado com a quantidade de cafezinhos diários.
2-) Insônia - Se você é uma dorminhoca de primeira mão (como eu, rs) e toma café, não tem muito com o que se preocupar (porque, particularmente falando, nada me tira o sono! rs)... por outro lado, se você tem problemas para dormir, evite ingerir muita cafeína, principalmente à noite... especialmente porque isso pode causar um ciclo vicioso do tipo você ficar sem sono à noite, não dormir direito e passar o dia seguinte inteiro tomando café porque dormiu mal à noite e se sente cansado de dia.
3-) Desidratação e urina frequente demais - A cafeína ajuda o corpo a drenar líquidos (por isso que tantos cremes de tratamento estético têm cafeína, sabia?!), mas pode te fazer ir no banheiro a toda hora se for consumido em excesso. Por isso, se tomar bastante café, não se esqueça de ingerir muita água também! :-)
4-) Enjôos - Esse é um dos motivos pelo qual dizem para grávidas evitar café - se tomado em excesso, pode causar náuseas.
5-) Dor de cabeça - Apesar de cafeína ser um dos componentes de remédios populares de dor de cabeça (como a Neosaldina, que não sai da minha necessaire rs), se consumida em excesso, a cafeína pode causar o efeito contrário - e te deixar com uma dor de cabeça chatinha rs...
6-) Ansiedade - Um dos efeitos colaterais mais óbvios da cafeína em excesso é a ansiedade, visto que excita o sistema nervoso. Não é tão comum, mas se você tem tendência a ser ansiosa ou toma algum medicamento para evitar a mesma (como antidepressivos que aliviam ansiedade e agonia), modere no café, ok? :-)
Em relação a quem está grávida, tome mais cuidado em relação à ingestão do café porque a cafeína atravessa a placenta ok?.. ainda não há estudos que comprovem se prejudica ou não o feto, mas melhor prevenir do que remediar né... consumo sempre com moderação! :-)
E quanto devo tomar de café por dia?
Quantidade é algo muito subjetivo, porque o limite varia de acordo com a idade e peso de cada um; mas dizem que duas a três xícaras (pequenas) de café por dia, com pouco (ou nenhum) açúcar para um adulto comum, pode ajudar na concentração e metabolismo todos os dias :-)
Espero que tenham gostado do artigo meninas, até a próxima! ;-) beijo!



Nenhum comentário:
Postar um comentário