sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Gratidão

Acordar e respirar. E agradecer. Por mais que a gente tenha um dia bom ou ruim, acredito há muito tempo que tudo nos serve para agradecer. Os dias bons para agradecer os resultados (que algumas vezes chamamos de "sorte") e os dias ruins que nos dão oportunidade de aprender algo. Mesmo que seja a resiliência, que já comentei aqui.


Não devemos nos iludir e achar que a vida é um "jogo da comparação", e nos conformar porque "sempre vai ter alguém pior que a gente"... na verdade, ser gratos não é ser conformado. Não sei por que o ser humano tem essa mania esquisita de comparar tudo ou estagnar nas coisas. Poxa. Compare-se no máximo ao seu dia anterior; para ver no que você pode melhorar; agradeça por respirar, por andar; se não estiver andando, agradeça pela oportunidade de recuperação que poderá ter. Não se conforme com a pobreza, mas seja grato por ter a oportunidade de trabalhar e enriquecer!

O segredo da felicidade não é comprado ou "sorteado" pelo acaso, mas sim resultado de nossas ações e atividades que tomamos em direção ao que queremos ser, fazer e conhecer!

Depois de muitos anos entendi um ditado que a geração de nossas avós falava, e é real: "Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". Uma coisa que pode te dar motivação para acordar todos os dias é ter metas na sua vida. Não dou dicas, apenas um conselho: O que te faz feliz? Vá atrás disso! Não importa o que seja... música, dança, trabalho, medicina, se mudar?.. tem gente que mora no mesmo lugar durante 40 anos e tem a mesma rotina todos os dias e é feliz. Sabe por quê? Porque respeita o que quer! Outras pessoas vivem viajando e são felizes também. Porque somos seres únicos, e a vantagem de parar de se comparar com os outros é poder ser você mesmo!

Hoje é um dia que agradeço, mais uma vez. Foi um dia bom, um dia ruim? Não importa, foi um dia grato! Porque me ensinou algo, porque me fez rir... hoje não me fez chorar, mas me deu oportunidades de batalhas, de traçar metas, de entender que estou aqui por alguma razão além de comer, dormir e "fazer peso na Terra".

Vi um vídeo esses dias que explicava de maneira bem simples os hábitos das pessoas felizes. Um deles é fazer o bem ao próximo. Acredito que uma das coisas que mais me trouxe crescimento pessoal nos últimos anos foi ver que egoísmo não nos leva a nada, e fazer o bem ao próximo faz mais bem a nós mesmos, o agente causador, do que ao beneficiado na maioria das vezes. Não digo de visitar orfanatos e asilos todos os dias, mas fazer ao bem! Um bom dia, um bom atendimento, uma atenção a alguém carente, seja amigo, parente, ou um desconhecido no ponto de ônibus. Ser útil, se sentir útil, ser gentil nos faz felizes.

Agradeço pelo dia. Pela semana. Por todas as oportunidades de aprendizado que tive. E sei que, antes de deitar, agradecerei de novo, pela conclusão de mais um dia, e por ter um teto para descansar e revitalizar minha mente para, algumas horas depois, acordar para um dia novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário